quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ARQUITETURA DE VON NEUMANN

           John von Neumann era então um matemático de reputação mundial, com publicações em diversas áreas da Matemática e da Física Matemática, professor visitante da Universidade de Princeton (1930-1933) e fazendo parte, desde 1933, do corpo de pesquisadores do prestigioso Instituto de Estudo Avançado (IAS) de Princeton. Entre os muitos interesses de von Neumann estava a resolução numérica de problemas para os quais não se conheciam soluções analíticas. Ele foi cativado pela possibilidade de automatizar oscálculos e entrou em contato com alguns dos construtores mencionados noresumo histórico. Até então todas as máquinas construídas até o início do projeto do EDVAC eram programadas através de meios externos como cartões perfurados,fitas perfuradas, painéis, cabos de conexão etc, e dispunham de muito pouca memória para armazenar os dados e os resultados intermediários dos cálculos. Mesmo assim, a construção do ENIAC, cuja capacidade de armazenamento era de 20 números decimais de 10 dígitos (cerca de 700 bits), consumiu mais de 17 mil válvulas eletrônicas.  Em 30 de junho de 1945 John von Neumann publicou o First Draft of a Report on the EDIVAC, que estabeleceu o paradigma de projetos de computadores para várias gerações seguintes de máquinas.  Esta arquitetura ficou conhecida com o nome de "arquitetura de von Neumann", e
entre outras coisas incluía o conceito de programa armazenado.  John von Neumann foi o responsável pela criação do código a ser usado (base para os futuros código a serem desenvolvidos) no ENIAC e começou a operar em 1943, tendo sido terminado totalmente em 1946, encerrando suas operações em 1955.

Ou seja, é a arquitetura de computador que se  caracteriza  pela  possibilidade  de uma máquina digital armazenar  seus programas  no  mesmo  espaço  de memória  que  os  dados  podendo assim, manipular tais programas.

A  máquina  proposta  por  Von  Neumann reúne os seguintes componentes:

– uma memória;
– uma Unidade Lógica e Aritmética (ULA);
– uma  Unidade  Central  de  Processamento (UCP), composta por diversos registradores,
– uma Unidade de Controle (UC), cuja função é buscar  um  programa  na memória,  instrução
por instrução, e executá-lo sobre os dados de entrada.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário...